Códigos

Mensagem da Gestão de Topo

A nossa conhecida ambição de crescer não é um fim em si. Queremos crescer para melhorar a vida dos nossos clientes, dos nossos colaboradores e da sociedade onde vivemos. O crescimento é essencial para criar mais emprego, mais riqueza, mais investimento e alcançar mais clientes em mais localizações geográficas. Contudo, apenas cumpriremos a nossa missão se o crescimento for sustentável e se o nosso comportamento refletir os nossos valores. O nosso comportamento é a soma de cada ação individual, e essa ação permitirá que a Marisport atinga os seus objetivos. A nossa honestidade e integridade dependem de decisões acertadas a cada dia, independentemente da pressão. A Marisport é conhecida por valorizar a ação, a proatividade, antecipando as necessidades dos clientes, sem desrespeito por aqueles que antes de cada decisão escolhem fazer uma consideração extraordinária por razões éticas e de integridade. Qualquer dúvida relacionada com condutas adequadas deve ser endereçada à gestão de topo. O nosso princípio é que nenhum motivo deve comprometer o nosso compromisso com a integridade, como a ânsia de atingir resultados, o nosso instinto competitivo, ambições pessoais ou mesmo a ordem direta de um superior. Em verdade não deve haver conflitos entre desempenho excelente e o respeito por normas de conduta elevadas do governo societário. Esperamos um compromisso sério com este Código de Ética, através da adoção dos princípios abaixo expostos. A Marisport trabalha baseada na confiança. A confiança nos nossos clientes, nos nossos parceiros, e principalmente em cada um de nós. Confiamos que cada um adote e defenda os nossos valores e princípios na sociedade onde vivemos.

 

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Âmbito e Campo de Aplicação
O Código de Ética da Marisport é um documento que enuncia um conjunto de princípios que regem as atividades da Marisport e um conjunto de regras éticas a serem observadas pela nossa gerência e por todos os colaboradores nas suas relações com clientes e fornecedores. Também de destina a terceiros contratados que atuam em nome da Marisport em situações onde esta possa ser responsabilizada pelas suas ações.

O Código foi criado com os objetivos principais de:
a) Partilhar os nossos princípios e regras de comportamento ético e promover a sua adoção pelos nossos parceiros;
b) Promover e encorajar procedimentos e comportamentos definidos neste código, principalmente valores corporativos nas nossas relações com terceiros;
c) Consolidar a nossa imagem corporativa que é caracterizada pela Determinação, Dinamismo, Entusiasmo, Criatividade e Abertura.

 

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Missão e Valores
 
Missão
 
Criar valor económico e social a longo prazo levando os benefícios do progresso e da inovação a um crescente número de pessoas.

 
Valores
 
Os valores da Marisport representam os princípios pelos quais a empresa rege a sua atividade com todos os seus parceiros.
Temos o compromisso de criar valor económico baseado em relações éticas e de confiança num intervalo de tempo de média a longo-prazo.
 
As Pessoas no centro do nosso sucesso
 
Os Desafios constantes e a abertura à mudança são cruciais para atrair pessoas ambiciosas. Os nossos colaboradores são fatores chave no desempenho em todos os mercados onde operamos. Assim, para enriquecer a nossa cultura, investimos no desenvolvimento das suas competências e capacidades.
 
Ambição
 
A ambição nasce da definição continua de objetivos que testam os limites e estimulam a vitalidade da organização. Move-nos e mantêm-nos construtivamente insatisfeitos, evitando ficarmos presos em sucessos passados.
 
Inovação
 
A inovação está no coração do nosso negócio. Sabemos que a inovação acarreta riscos, mas estamos conscientes da importância de prever e acompanhar a inovação dentro de limites toleráveis para atingir o crescimento continuado e sustentado.
 
Responsabilidade Social
 
Temos um sentido ativo de responsabilidade social e tentamos contribuir para a nossa sociedade. Regemos a nossa conduta por razões ambientais e politicas de crescimento sustentado.
 
Eficiência
 
O nosso objetivo é otimizar recursos e maximizar o seu retorno, mantendo um perfil frugal. Colocamos o foco na eficiência, competição saudável e prossecução de projetos de espectro largo.
 

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Relações com as partes interessadas

Clientes

 
Todo o pessoal da Marisport, independentemente da sua posição, deve focar-se em ações que desenvolvam relações de empatia e confiança com os Clientes, baseadas na melhor proposta de valor, para assegurar a satisfação dos clientes.
Nos contactos com Clientes é necessário que o pessoal realize as suas tarefas de acordo com os compromissos da Marisport:
- Merecendo a Confiança do Cliente;
- Informando com transparência e verdade;
- Atuando de maneira adequada a uma empresa desenhada para a produção industrial;
- Tratando os Clientes com profissionalismo, respeito e lealdade;
- Fornecendo aos clientes produtos e serviços de excelência;
- Fornecendo aos clientes as informações necessárias para a tomada clara de decisões e assegurando um compromisso rigoroso das condições acordadas;
- Respeitando a privacidade da informação dos Clientes de acordo com as leis aplicáveis.
 

Pessoal

 
As regras definidas neste Código devem ser aceites, compreendidas e colocadas em prática por todo o Pessoal nas suas atividades, independentemente da posição, competências e responsabilidades especificas.
 

Regras de Comportamento da Marisport

 
Desenvolvimento Pessoal e Crescimento Profissional
 
A Marisport credita um valor elevado ao desenvolvimento pessoal e profissional do nosso Pessoal, promovendo a sua formação continua como um fator chave para o seu desempenho e motivação. As políticas de seleção, remuneração e crescimento profissional são guiadas pelo mérito e práticas de referência do mercado.
 
Guarda Legal:
 
A Marisport define os seus princípios e valores de acordo com as leis nacionais e internacionais no que respeita aos Direitos Humanos e Sociais. Não admitimos discriminação baseada no sexo, raça, etnia, convicção religiosa, filiação politica, ou outra, assegurando igualdade de oportunidades e integridade e dignidade no local de trabalho.
 
Suborno ou Corrupção:
 
A Marisport condena quaisquer atos pelos quais sejam atribuídos compensações ou benefícios que influenciem comportamentos para obter vantagens para o ator ou para a empresa.
 
Saúde e Segurança:
 
A Marisport providencia um ambiente de trabalho saudável, seguro e agradável que promove o bem-estar e produtividade do Pessoal.
 
Participação:
 
A Marisport estimula a participação do pessoal, promovendo meios eficientes de comunicação e partilha.
 
Criação de Valor:
 
A Marisport conduz os seus negócios com uma visão de criação de valor, respeitando a sustentabilidade e a responsabilidade social.
 

Regras de Comportamento do Pessoal

 
Dever de Formação:
 
Todo o pessoal está comprometido em atualizar os seus conhecimentos e competências, frequentado as oportunidades de formação colocadas à sua disposição pela empresa.
Inovação e Iniciativa
 
Para alcançar objetivos coletivos, deve ser usada uma atitude individual proativa, implementando soluções inovadoras que se comportem melhor do que soluções tradicionais.
Relações Pessoais:
 
As relações entre o Pessoal e a Gerência devem ser guiadas pelo respeito mútuo, lealdade, cooperação, honestidade e clareza da comunicação, pretendendo atingir a excelência no resultado coletivo.
Integridade e lealdade:
 
Ao Pessoal e à Gerência é proibido o uso da sua qualidade ou posição hierárquica, bem como a imagem e nome da Marisport, para obter vantagens pessoais, da sua família ou terceiros. No desempenho das suas atividades, internamente e externamente, todo o Pessoal e a Gerência devem adotar um comportamento dignificado, com respeito pelo prestígio da empresa e das suas marcas.
 
O Pessoal da Marisport deve aplicar esta regra com cuidado especial nas suas relações online, referindo-se sempre à empresa com respeito, lealdade, senso comum e em linha com este Código.
 
 
Responsabilidade:
 
O Pessoal e a Gerência devem conduzir os seus negócios de uma forma profissional e responsável, protegendo os bens da empresa através do uso racional de recursos.
 
Confidencialidade
 
O Pessoal e a Gerência estão obrigados a proteger a confidencialidade da informação na execução das suas tarefas, e não podem usá-la para obter vantagens pessoais e benefícios para eles ou para terceiros.
 
Informação Restrita e Abuso de Informação:
 
O Pessoal e a Gerência que tem acesso a Informação Restrita não devem transmiti-la, usá-la ou facilitar o seu acesso por terceiros com o intuito de obter vantagens pessoais.
 
Sustentabilidade:
 
A Sustentabilidade é endereçada como sendo uma responsabilidade partilhada de todo o Pessoal.
 
Competição:
 
O Pessoal e a Gerência não se devem envolver em atividades que compitam com as desenvolvidas pela Marisport.
 

Prendas Comerciais

 
A Marisport não encoraja a prática de presentes ou recebimento de ofertas comerciais. O Pessoal e a Gerência não devem aceitar, para seu benefício, bens, serviços ou vantagens com um valor individual acima de 100 € (incluindo Presentes de Natal) de Clientes, Fornecedores, Prestadores de Serviços ou qualquer entidade individual ou coletiva que tenha ou tenha tido relações comerciais com a Marisport.
Embora, se a não-aceitação não for viável, o membro do Pessoal deve entregar o presente à Gerência para sua consideração e decisão.
Todas as exceções devem ser comunicadas à Gerência.
Ofertas de bens a qualquer entidade externa só é permitida, se feito em nome da Empresa e com a aprovação de Gerência, e conduzida segundo as práticas industriais comuns.
É proibido a oferta ou aceitação, em qualquer circunstância, independentemente do valor, de quaisquer bens sujeitos a restrições legais.
 

Proteção do Património

 
O Património da Marisport é para uso profissional exclusivo, sendo proibido o seu uso para benefício pessoal ou de outros. Cabe ao Pessoal da Marisport assegurar a sua proteção e a conservação do património físico, financeiro e intelectual, e os recursos devem ser usados eficientemente. Sempre que possível e aplicável, a propriedade intelectual deve ser assegurada por meio de registos e patentes.
O Pessoal deve portar-se de acordo com as regras de segurança, que previnam a ocorrência de acidentes.
O Pessoal deve cuidar dos recursos financeiros da empresa com diligência, protegendo-o da perda, roubo ou uso impróprio.
O Pessoal não deve obter vantagens, para eles ou terceiros, pelo uso do saber-fazer e informação relativa aos negócios da Marisport.
 

Fornecedores

 
Seleção:
 
A Marisport seleciona os seus fornecedores de serviços e fornecedores baseada em critérios claros e imparciais, sendo um deles o cumprimento deste código de ética.
 
Integridade:
 
A Marisport atua com lealdade e boa fé nas suas relações com os seus parceiros comerciais, estabelecendo uma comunicação clara e objetiva, com vista a consolidar uma relação de longo prazo.
 
Transparência:
 
A Marisport adota procedimentos guiados por princípios económicos racionais e de eficiência. A sua prática empresarial é transparente é transparente e equitativa, e nenhuma forma de abuso, suborno, corrupção ou lavagem de dinheiro é tolerada.
 

Autoridades Públicas

 
 
Cooperação:
 
A Marisport tem uma atitude cooperativa com autoridades públicas e com a comunidade local, baseada em regras de transparência e independência, com total disponibilidade e abertura para a melhoria do enquadramento legal do seu negócio.
 
Independência:
 
A Marisport adota uma posição de independência com respeito a instituições publicas e partidos políticos, sem prejuízo das suas relações profissionais. Não presta apoio financeiro a partidos políticos ou organizações de natureza política.
 
Cumprimento de Obrigações:
 
Cumprimento restrito da lei nacional e internacional é seguido, e todas as obrigações contratuais legais são cumpridas.
Toda a informação obrigatória requerida pelo direito nacional e internacional é submetida a autoridades públicas e de supervisão, numa forma atempada, rigorosa e adequada.
 

Comunidade

 
A Marisport adota uma política ativa de responsabilidade social e contribui para a melhoria da Comunidade, com preocupações ambientais, sociais e económicas e para o desenvolvimento do conhecimento humano.
Diálogo constante com entidades da comunidade é adotado e é fundamental para o sucesso a longo prazo das atividades da empresa, e estes canais permitem identificar os aspetos principais de melhoria
 

Concorrência

 
Respeito Mútuo e Cordialidade:
 
A Marisport respeita regras legais de mercado, permitindo a concorrência leal e saudável. As relações com concorrentes seguem as regras de cordialidade e respeito mútuo.
 

Ambiente

 
Consciência Ambiental:
 
A Marisport adota e estimula o uso responsável e natural de recursos e a preservação do meio ambiente, promovendo uma gestão eco eficiente que respeite os impactos ambientais resultantes da atividade da empresa.
 

 
 

04

 
Divulgação
 
Este Código é publicado no site da Marisport – www.marisport.pt e na intranet da empresa.
Qualquer violação pode ser comunicada por email dedicado a estes assuntos que será analisado pela gerência.

Para questões relacionadas com este código de conduta é favor enviar-nos um email para [email protected]

 

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